Como fazer Intercâmbio?

Então você decidiu que quer fazer um intercâmbio. Ótimo! Mas esse é só primeiro passo de um jornada incrível que está só no começo!

Mapa de Como Fazer Intercâmbio

BAIXE AQUI NOSSO E-BOOK E SAIBA TUDO SOBRE INTERCâMBIO

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fazer um Intercâmbio é uma decisão muito importante e que pode mudar a a vida de quem a toma! 

As possibilidades são imensas, tanto na quantidade de países que você pode escolher quanto nas inúmeras opções de programa que você pode fazer. E por isso que a gente está aqui para te ajudar!

 

Passo 1. O primeiro passo é decidir se o foco do seu intercâmbio vai ser estudar fora, trabalhar em outro país ou até mesmo viajar e ampliar os seus horizontes!

Passo 2. Com isso definido, você precisa começar a mapear dentro do seu objetivo, quais são as opções disponíveis para a sua idade e perfil. Veja aqui um guia que pode te ajudar com isso.

 

Passo 3. Já tendo em vista um ou dois programas de intercâmbio que te interessam, é hora de começar a buscar por mais informações. Converse com amigos e familiares que já fizeram intercâmbio, e o mais importante, converse com especialistas que de fato entendem do assunto e que podem te ajudar além de indicar escolas e programas realmente confiáveis, para evitar surpresas negativas.

Passo 4. Entenda que fazer intercâmbio também requer planejamento financeiro, tanto para realizar a sua matrícula, comprar sua passagem e hospedagem quanto para se manter lá. Conheça as opções de parcelamento, e organize-se para ter tudo certinho para a data em que pretende embarcar. Veja aqui um vídeos sobre como se organizar financeiramente para um intercâmbio. 

 

Passo 5. Matrícula realizada, então tá tudo certo, não é mesmo? Quase! É hora de cuidar dos detalhes que podem fazer toda a diferença na sua experiência. Se você está indo estudar inglês, ou qualquer outro idioma, vale muito a pena fazer uma boa revisão nas lições que já teve aqui no Brasil, para chegar lá com o idioma o mais afiado possível, e assim aproveitar mais ainda o seu curso. Vai ficar hospedado na casa de uma família local? Levar um presentinho do Brasil para eles é uma ótima maneira de ser bem recebido e começar uma amizade que pode durar além do seu intercâmbio.

 

Passo 6. Não esqueça nada! Verifique a data de validade do passaporte e do visto (se necessário), cheque novamente os horários das passagens, revise toda a papelada. Depois disso tudo, é só embarcar tranquilo e curtir a experiência!